O que são cartucheiras e como combatê-las?
Por muitos anos, os estojos de lápis têm sido um dos conflitos para muitas mulheres, pois os veem como um motivo inestético que diminui sua autoconfiança.
Esse fenômeno, que atinge grande parte da população feminina, pode ter origem na retenção de líquidos, celulite, fatores genéticos... Se essa condição também afeta você e você quer encontrar uma forma de aceitá-la e conviver com ela de forma saudável e respeitosa, não perca este post!
O que são cartucheiras?
Os cartuchos, que também podem ser chamados de “coldres”, são acúmulos de gordura na região das coxas e nádegas. Por que esta parte do corpo tende a acumular gordura? Porque desta forma não vai para outras partes ou órgãos, evitando que outros tecidos do corpo sejam danificados. Portanto, é uma forma muito inteligente do corpo se proteger.
Embora mais da metade das mulheres tenham tendência a acumular gordura nesta parte do corpo, ainda é um problema que preocupa muitas. Algo causado em parte pelos padrões de beleza impostos.
Razões pelas quais aparecem bolsas para lápis
As razões pelas quais isso ocorre são muitas e variadas. Principalmente, é uma questão fisiológica e hormonal, mas pode ser agravada dependendo do estilo de vida que levamos: sedentarismo, falta de exercício, etc.
- Alimentação. Uma dieta rica em gorduras e açúcares agrava o problema, por isso é muito importante estar atento ao que comemos e incorporar alimentos saudáveis e equilibrados nas nossas refeições.
- Estilo de vida sedentário e falta de exercício físico. Passar muitas horas sentado e, além disso, usar roupas justas são outros fatores que favorecem o aparecimento dos coldres. Se temos um trabalho que envolve passar muitas horas sentados, podemos incorporar ao nosso dia a dia pequenas ações que combatam esse problema: aproveitar pausas para movimentar as pernas, alongamentos ou uma série de exercícios em que vamos ao banheiro são algumas ideias.
- Fatores genéticos. Os genes determinam a predisposição para desenvolver qualquer patologia, incluindo também problemas de acúmulo de gordura. No entanto, isso não significa que estejamos condenados, porque sempre haverá formas de amenizar ou evitá-lo.
- Retenção de líquidos. Para isso, são recomendadas massagens drenantes que podem ser realizadas manualmente ou com aparelhos especializados. Por exemplo, a pressoterapia atua na linfa para aliviar o problema de retenção.
Os homens também podem ter coldres?
Os coldres de cartucho são um problema que afeta principalmente as mulheres porque temos 10% mais armazenamento de gordura devido a uma questão hormonal: os estrogênios fazem nosso corpo se preparar para a gravidez e a amamentação, que exigem muita energia.
A quantidade de estrogênio que temos no corpo influencia na queima de calorias após cada refeição: aquelas que não são queimadas são as que acabam virando gordura acumulada ou circulante.
À pergunta que dá origem a esta seção, a resposta não é tanto, mas em menor grau. Os homens tendem a acumular menos gordura no corpo, e o que acumula se deve a razões não hormonais, mas sim ao ritmo de vida, à dieta, ao sedentarismo e aos hábitos de vida pouco saudáveis. No seu caso, a gordura geralmente se acumula na região abdominal e começa a aparecer na idade adulta. Se os homens tiverem coldres, eles podem ter algum problema hormonal e seria melhor ir ao médico para obter uma resposta profissional.
Tenho estojos de lápis, isso significa que sou gordo? Nós lhe dizemos isso… NÃO!
Uma das principais razões pelas quais tantas mulheres se sentem constrangidas em usar cartucheiras é a percepção de serem gordas, quando a verdade é que muitas delas geralmente têm barriga lisa. Mas o efeito óptico e o contraste dos ombros com os quadris transmitem a sensação de gordura. Mas isso não significa que você seja, simplesmente que seu corpo armazena gordura em outro lugar.
Objetivo de eliminar as cartucheiras
As cintas de cartuchos são um problema que as mulheres estão condenadas a sofrer, mas isso não significa que tenhamos que sofrer. Pelo contrário, existem soluções e tratamentos que ajudam a reduzi-los.
Movimento físico em sua vida diária
A atividade física é o melhor hábito que você pode implementar em uma rotina. Se sua vida é muito sedentária e você não sabe por onde começar, você pode começar caminhando em velocidade moderada por pelo menos uma hora por dia, andando de bicicleta ou algo tão simples como alongar-se para ativar seu corpo para que ele não se atrofie.
Se você quiser fazer exercícios mais focados, alguns funcionam muito bem, como:
- Flexão lateral do tronco
- Avanços
- Elevação lateral da perna
- Toque o cotovelo com o joelho
Resumindo, exercícios para eliminar coldres que envolvem mover as pernas.
Se é a primeira vez que você pensa em praticar esportes, aconselhamos que escolha um bom roupa esportiva na qual você se sinta poderoso, para que suas forças não vacilem!
Aliás, além dos coldres, graças ao esporte você também notará como sua pele fica mais firme e lisa, melhorando sensivelmente seu aspecto. São todas vantagens!
Siga uma dieta saudável e equilibrada
A alimentação é um pilar fundamental para ter um corpo saudável e desfrutar de uma boa saúde. A primeira coisa a fazer é eliminar as gorduras e os açúcares pouco saudáveis: comece por reduzir os produtos de pastelaria e industrializados, as frituras, etc. Apenas reduzindo o seu consumo verá resultados e sentir-se-á muito melhor!
Caso contrário, opte por gorduras saudáveis, como abacate, peixes oleosos, nozes, sementes, legumes ou azeite.
Lembre-se de incluir muitas frutas e vegetais e beber no mínimo dois litros de água por dia.
Tratamentos estéticos
Ostratamentos no quarto também podem se tornar grandes aliados no combate a esse tipo de problema. Cavitação, radiofrequência ou mesoterapia são tratamentos que ajudam a reduzir a gordura e ao mesmo tempo melhoram a aparência e a firmeza da pele.
Lembre-se que esta é uma ajuda complementar, este tipo de tratamento não eliminará completamente os coldres, embora ajude a reduzi-los.
Como esconder quadris e coxas sem exercício físico?
Se você aceitou os coldres ou coldres como apenas mais uma parte do seu corpo e o que procura é encontrar roupas que lhe pareçam mais lisonjeiras, preste atenção a estas dicas simples na hora de se vestir!
- No verão, as Bermudas vão ajudar você a continuar exibindo as pernas sem precisar comprar shorts. Escolha aqueles que não sejam muito justos e sejam feitos de tecidos fluidos, como o linho. Se você é fã de jeans, opte por uns dois tamanhos acima dos habituais de cintura alta e use-os com cinto, para que fiquem mais soltos na região do quadril e valorizem sua cintura.
- Se for usar um blazer, deixe-o longo, na altura do quadril, e sempre em tons mais escuros que a peça por dentro, pois isso produz um efeito óptico de redução de áreas de conflito.
- Cintura sempre alta. Saias, calças... a cintura baixa fica na altura do quadril, destacando-o, o que fará com que aquela área pareça mais volumosa do que realmente é. As peças de cintura alta estreitam-se na cintura, por isso estilizam esta parte do corpo.
- Vestuário marcante na parte superior. Para um efeito óptico, as mulheres com corpo em formato de pêra, cuja parte inferior é mais larga que a superior, devem destacar a parte superior para conseguir um efeito de equilíbrio óptico, sem chamar a atenção para uma das duas partes.
- Evite saias plissadas e estampas com corte em A porque elas fazem você ganhar volume na região do quadril.
- Estampas: bolinhas e pequenas flores ou listras verticais, sem listras horizontais porque visualmente farão você parecer mais largo.
A melhor roupa íntima para esconder coldres
Além dos conselhos sobre vestuário que lhe demos, saiba que também existem peças de roupa interior que o ajudarão a reduzir visualmente as bolsas, como as cintas modeladoras Leonisa ou as calcinha redutora. Além de ficar muito confortável, você continuará sendo você mesmo.
Não hesite em consultar este guia com todos os tipos de cinta!
Se você acabou de ser mãe e a gordura dos quadris não desaparece, não se sobrecarregue e use fajas postparto para se recuperar da maneira ideal. Sua saúde está em primeiro lugar.
Deixe um comentário