O que é o bustiê e como ele difere do bustiê ou do espartilho?

O mundo da lingerie feminina é muito amplo e, às vezes, as fronteiras ficam confusas entre duas peças de roupa muito semelhantes. corpetes, por exemplo, são frequentemente confundidos com espartilhos e com outras roupas íntimas femininas, como bustiers.

Para esclarecer dúvidas, neste post veremos a diferença entre duas peças de roupa e qual a sua origem.

O que é um sutiã?

O corpete é uma peça de roupa feminina que não tem mangas e cobre firmemente a parte superior do tronco: dos ombros até a cintura. Em geral costuma ser aberto na frente, onde fecha com renda ou botão, e atrás é totalmente fechado.

Você sabia que a palavra “corpete” é de origem galega e significa ‘corpinho’? Isso nos ajuda a ter uma pequena ideia do que ele está se referindo!

Hoje é encontrado nos trajes tradicionais de muitos países. Com certeza parece familiar para você, certo?

Claro que deve ser diferenciado do espartilho ou sutiã. O sutiã é usado por cima da roupa e deve ser diferenciado do corpete, que não passa por cima da roupa, mas é apenas mais uma roupa íntima.

bodice

História e evolução dos sutiãs femininos

As mulheres de Creta, em 1.700 a.C., já usavam uma espécie de espartilho: peças semelhantes a um espartilho que mantinha os seios elevados, como se fosse uma espécie de sutiã, embora não cobrisse os seios, mas os destacasse.

No Império Romano, as mulheres usavam faixas de pano em volta do peito. Era algo típico das mulheres civilizadas, não das bárbaras, que eram as que tinham os seios livres. Era, portanto, uma vestimenta distinta.

Na Idade Média, as vestimentas eram semelhantes e só eram usadas por mulheres da classe alta e nobreza. Plebeus, camponeses e vassalos não usavam esse tipo de roupa.

No século XVI, encontramos seu antecessor mais reconhecível: o espartilho. Eram peças de vestuário confeccionadas com hastes de aço ou ossos de baleia que serviam para estreitar a cintura das mulheres, ao mesmo tempo que realçavam e sustentavam o busto. Era uma vestimenta bastante tortuosa porque esmagava o diafragma, em alguns casos deformando a cavidade pulmonar e deslocando os órgãos. Apesar disso, era uma peça de roupa muito popular e utilizada, pois ajudava a estilizar a figura e servia para manter padrões de beleza bem definidos.

No final do século XIX, Herminie Cadolle, uma jovem costureira francesa, teve a ideia de cortar a peça em duas partes, o que ajudaria a libertar o corpo das mulheres. Essa foi a origem do primeiro sutiã.

Então, o que veio primeiro, o espartilho ou o sutiã? Na realidade, estamos a falar de antecessores em séculos e áreas geográficas diferentes - diferentes, portanto, do nosso conceito atual - até ao século XIX. Poderíamos dizer que o espartilho é anterior ao corpete, embora tenhamos visto que as vestimentas antigas compartilhavam características de ambos. A partir deste momento diferenciamos claramente espartilho e corpete: o primeiro costuma ser interior; o segundo, exterior. 

O corpete moderno

No entanto, foi somente em 1914 que o primeiro design de sutiã foi patenteado por Mary Phelps-Jacob, uma escritora e designer americana também conhecida como Caresse Crosby. Seu design era muito semelhante ao que usamos atualmente. Dado o seu grande sucesso, ela vendeu a patente para lojas e a peça começou a chegar aos armários de muitas mulheres.

Seu design funcionou porque nesse mesmo ano começou a Primeira Guerra Mundial, que atrapalhou tudo: as mulheres tiveram que ingressar no mercado de trabalho e passaram a se encarregar da produção fabril, algo incompatível com a pouca liberdade de movimentos que o espartilho permitia. Além disso, era confeccionado com metal, algo apreciado pela indústria armamentista, por isso, em 1917, o Conselho das Indústrias de Guerra dos Estados Unidos pediu às mulheres que parassem de usar essas vestimentas, ajudando assim os homens a vencer a guerra.

Desde então, o sutiã teve muitos estilos e usos (era usado como peça de roupa externa ou interna) e também se tornou uma peça de roupa erótica.

Por que o corpete caiu em desuso?

Na década de 60, época revolucionária por excelência, os sutiãs acabaram na fogueira como símbolo de protesto. Em 1968, às vésperas do concurso de beleza Miss América, realizado em Atlantic City, muitas mulheres feministas e ativistas dos direitos civis organizaram uma fogueira para jogar fora todos os símbolos sexistas que impunham estereótipos às mulheres: sutiãs, maquiagem, cílios postiços, exemplares da revista Cosmopolitan

Atualmente, na Espanha está associado aos trajes tradicionais regionais. 

Não confunda com o espartilho

O espartilho é outra peça de roupa usada para modelar, estilizar ou modificar a silhueta. Era uma peça de roupa exterior, por cima da blusa ou camisa, entre os séculos XVI e XVII. Depois deu origem a diferentes peças de vestuário: vestido, espartilho ou sutiã.

Sua missão atual não é ser apenas mais uma camada, mas sim ser mais estética ou médica. Geralmente é usado como roupa íntima, embora as tendências da moda costumam usá-lo de uma forma diferente: um espartilho combinado com um blazer ou por cima de uma camisa, por exemplo. 

Os tipos de espartilho que podemos encontrar, grosso modo, são: 

  • Espartilho que se ajusta sob o peito
  • Espartilho de cintura
  • Espartilho de busto médio
  • Espartilho overbust
espartilho de cintura

“Cincher de cintura”, cincher de cintura ou espartilho de cintura. Ideal para modelar sem sofrimento ou para fazer exercícios.

O que entendemos por bustiê?

Um bustiê, por outro lado, é uma combinação de sutiã e espartilho que se ajusta ao formato da cintura. Muitos têm um fecho de gancho nas costas como o que podemos encontrar em sutiãs normais.

Corpete é a mesma coisa que sutiã? 

Qual ​​a diferença entre essas duas peças de roupa? 

A principal diferença é que o bustiê é apenas uma roupa íntima, enquanto o sutiã bustiê pode ser usado tanto por dentro quanto por fora, e cumpre uma função principalmente estética. O bustiê, por sua vez, é uma roupa íntima que ajuda a manter o peito elevado.

A próxima diferença é o comprimento das peças: o bustiê é um sutiã com faixa mais larga que os sutiãs convencionais. O corpete, por sua vez, é mais longo, podendo atingir a cintura ou mais abaixo.

O corpete é roupa íntima. Não modifica a silhueta, mas a realça, sendo mais curto e flexível que o espartilho. Embora seja feito de um material grosso com dupla camada de material, pode estilizar um pouco a parte superior do abdômen, como por exemplo este sutiã bustier sem alças, que possui uma camada interna de um material de compressão.

Bustier tipo lingerie que você vai adorar

Sutiãs bustier são peças de roupa que estilizam a figura feminina, acentuando a cintura. Por isso são um grande aliado na lingerie feminina.

Sutiãs corpete sem alças

Dentro dos corpetes, existe uma grande variedade de modelos e designs. Se quiser usar com peças tomara que caia, este corpete 360º de perfeição é o ideal. Você vai exibir um decote incrível graças às suas copas, pois, por serem pré-formadas, vão te ajudar a modelar o seu busto. Sua tecnologia garante que ele não se mova do lugar, apesar de não possuir alças!

Se você quiser ter outro bustier com alças removíveis no seu armário, este é o ideal. Além disso, as copas possuem um tecido na lateral que permitirá moldar o busto como desejar. E mostre seu decote!

bustier sem alças

Bralettes bustier, sensualidade

Os amantes da lingerie de renda encontrarão no brallette bustier um aliado. Sensualidade, elegância e sofisticação: essa é a sua definição. As xícaras, feitas com espuma macia, permitem a passagem do ar e farão você se sentir confortável e fresco o tempo todo.  Além disso, graças à alta cobertura das costas e aos seus materiais, esta área fica bem coberta e parece muito estilizada e lisa.

bralette bustier

Sutiãs bustier com push up

Quem disse que bustiers são incompatíveis com flexões? Pelo contrário! E por exemplo, um botão. Este sutiã corpete é feito com as melhores e mais sofisticadas rendas. Suas copas criam um efeito push-up muito delicado que irá destacar sua figura.

Se você precisa de um bustier para usar por baixo de um lindo vestido sem alças, esta opção é perfeita, pois possui alças removíveis que você pode remover quando precisar. Além disso, também tem decote nas costas, por isso é perfeito para usar com aquela camisa de verão que você tanto gosta porque tem as costas expostas.

Caso queira um corpete que também realce a sua figura, na Leonisa temos este sutiã corpete com alças removíveis com base larga e hastes laterais. Você pode usá-lo com vestidos justos.

Na Leonisa você encontrará roupas íntimas para uso diário, mas também bustiers para ocasiões especiais. Dê uma olhada em nosso catálogo e escolha a peça que mais combina com você!


Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos

Este site está protegido pela Política de privacidade da hCaptcha e da hCaptcha e aplicam-se os Termos de serviço das mesmas.